CONTOS - HUMOR - CURIOSIDADES



(*)  Por Aguinaldo Fritoli Vieira


CONTOS

AS SETE LÁGRIMAS DE UM VELHO MAÇOM


Num cantinho de um Templo, sentado num banquinho, fitando o Delta Luminoso, um triste Velho Maçom chorava.

De seus olhos molhados estranhas lágrimas desciam-lhe pelas faces e, não sei por que, contei-as... foram sete.

Na incontida vontade de saber, aproximei-me e o interroguei:

- “Fala, meu Velho Mestre! Diz ao teu Aprendiz porque externais assim tão visível dor?!

E ele, suavemente me respondeu:

- “Está vendo estes Irmãos que entram e saem do Templo?

As lágrimas contadas são destinadas a alguns deles.

- A Primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vêm em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber...

- A Segunda, a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam...

- A Terceira, distribuí aos maus, àqueles que somente procuram a Loja para promover a discórdia entre os Irmãos...

- A Quarta, aos frios e calculistas que sabem que existe uma Força Espiritual, procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra Amor...

- A Quinta, aos que chegam com suavidade, tem o riso e o elogio da flor nos lábios, mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: Creio no G.'.A.'.D.'.U.'.., na Ordem e nos meus Irmãos, mas somente se eu puder me servir...

- A Sexta, doei aos fúteis que vão de Loja em Loja buscando aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente...

- A Sétima, meu amado Irmão, notas como foi grande e deslizou pesada! Foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos do Verdadeiro Maçom. Fiz doação desta aos Irmãos vaidosos, que só aparecem na Loja em Dia de Festas e faltam às reuniões; esquecem que existem Irmãos precisando de Caridade e tantos seres humanos necessitando de amparo material e espiritual...

Assim, caro Irmão, foi para todos estes que vistes cair uma a uma.'

Non Nobis Domine, Non Nobis, Sed Nomini Tuo, da Gloriam!

'Não para nós, Senhor, não para nós, mas para Glória de Teu Nome'

'Homens de bons costumes procuram pela Maçonaria; E a Maçonaria os faz melhores.

ISAÍAS 41 - 6 ' UM AO OUTRO ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te.'

PROVÉRBIOS 17 - 17 'O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o Irmão.'

'Entrega o teu Caminho ao SENHOR, confia nele, e tudo o mais ele fará. Sl.37:5 ' 'Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por Mim(JESUS) João 14:6.”

_______________________________________________


HUMOR

ACORDO DE IRMÃOS


João e José, Irmãos Maçons inseparáveis e grandes amigos, passavam a maior parte do dia juntos.

Eles combinaram que, quando algum dia um deles passasse para o Oriente Eterno, o outro retornaria para contar como era a Maçonaria no céu.

Infelizmente, por um motivo súbito, José partiu primeiro.

Uma noite João estava dormindo em sua cama, quando ouve a voz de José chamando.

-  João respondeu:

- “José!? É você? José...

- Siiimmm, João... Vim cumprir com o nosso acordo”.

- “Ohhh, meu GADU”...” E com é lá?” - Perguntou João.

- “Como você nunca poderia imaginar.

O Oriente Eterno é fantástico, a Loja Maçônica é muito melhor do que nós pensamos ai na Terra.

Nas reuniões somos sempre bem recebidos, e a ritualística é perfeita..

As reuniões são sempre lotadas, e todos os dias tem iniciações.

O espírito de comunhão e fraternidade está por todo lugar.

Sente-se uma linda e contagiante Egrégora, é fantástico”.

- João olhava para cima, com lágrimas nos olhos, dizendo:

 "Oh, Grande Arquiteto, é exatamente como gostaríamos que fosse aqui em baixo”.

Estou tão feliz por você José.

Mas tenho que perguntar com tudo isso você não me parece estar muito animado. Qual é o problema?"

- “Além de boas noticias, tenho também más, Amado Irmão”.

- A boa é que nós estamos para elevar um Irmão ao terceiro grau agora na próxima quarta-feira.

- Mas isso é ótimo! E qual é a má notícia?

- È mano, você será o Segundo Diácono”.

_____________________________________________

CURIOSIDADES

ALCÂNTARA – MARANHÃO

Algumas ruas da cidade de Alcântara – Maranhão são de paralelepípedos brancos e pretos para parecer o piso de uma Loja Maçônica feito na época colonial.


CIDADE DE GRAMADO

Na cidade de Gramado (RS), existem ruas e travessas com os nomes de uma administração de Loja Maçônica:

Travessa do Orador

Travessa do Hospitaleiro

Travessa do Secretário

Travessa do Arquiteto

Travessa do Chanceler

Travessa do Escocês

Todas são transversais da Rua Acácia Negra que termina na Praça Cônego das Mercês.

No mesmo bairro, existem ainda, do lado direito da Avenida Coronel Diniz, a Rua do Vigilante que cruza com a Rua do Venerável.

Há ainda no Bairro Floresta, a Rua Coluna do Norte e a Travessa Hiram.

(*) Aguinaldo Fritoli Vieira é Grão-Mestre Adjunto Honorário do GOB-ES




Postar um comentário

0 Comentários