Sem Lacunas



No início de setembro, eu estava sentado em um avião de Tóquio para Dallas, escrevendo este artigo sobre uma experiência que tive ao embarcar. Na fila para embarcar, atrás de mim, estava um médico americano. Como eu sabia sua profissão, você pode astutamente perguntar? Ele estava propositadamente usando suas vestimentas cirúrgicas roxas escuras para que todos pudessem ver qual era sua vocação. Depois de apresentarmos nossos passes de embarque, seguimos em direção à ponte de embarque. Na minha frente, havia uma escolha: a escada rolante à esquerda e as escadas à direita. Definitivamente, não era uma decisão que mudaria a vida de forma alguma. Tentando manter um mínimo de saúde e percebendo que eu ficaria sentado pelas próximas doze horas, escolhi as escadas. O médico escolheu a escada rolante. Cerca de um terço do caminho descendo as escadas, enquanto ele estava prestes a me ultrapassar, eu disse brincando: "Ei, Doc, você não deveria estar pegando as escadas?" Ele respondeu com um resmungo de desdém: "Cuide da sua própria maldita vida," e continuou apressado, sem querer interagir mais.

Agora, essa troca, que deveria ser um pouco engraçada, me fez refletir. Sim, entendo que esse senhor pode estar tendo um dia difícil e não queria lidar com o mundo. Eu percebo que ele pode ter a mente cheia enquanto corre de uma sala de emergência em um país para outra em outro. Mas, mais profundamente do que isso, vi uma lacuna, um lugar entre o que é dito e o que é feito. Com que frequência você ouviu do seu médico para perder peso, parar de fumar, caminhar mais, melhorar sua dieta, cortar o açúcar, fazer alguns exercícios com peso ou qualquer outra escolha de melhoria de estilo de vida projetada para promover uma vida saudável? Aqui estava uma oportunidade, como médico, de agir da maneira que muitos de sua profissão gostam de professar; subir as escadas em vez do elevador, largar o cigarro, escolher água em vez de vinho. Além disso, em vez de apenas rir disso com um sorriso, a hipocrisia de suas ações cortou fundo e sua resposta foi de alguém que foi pego com a mão na massa.

Os japoneses têm uma palavra para isso: suki (), uma lacuna momentânea na concentração onde se pode ser atacado. É uma separação entre o que vemos e o que existe. É onde o oponente, armado com uma arma, uma faca ou uma maleta, pode colocar sua técnica, seu argumento ou sua arma. É um erro fundamental para um soldado, policial, advogado ou negociador, e é exatamente isso - uma lacuna; um espaço no lugar e no tempo, que está indefeso. Essa lacuna pode ser momentaneamente distraída pelo sol nos olhos, tentar lembrar se desligou o fogão ou trouxe o gato para dentro à noite. No entanto, em momentos de vida e morte, ou menos melodramaticamente, em ganhar e perder qualquer interação, seja uma decisão judicial, um negócio, uma briga de rua ou até mesmo algo mais mundano como fazer seu filho fazer a lição de casa, essa lacuna pode e será explorada.

O que me apresentou uma observação mais interessante não foi apenas ser distraído por um local quente na sala em um dia frio, mas uma lacuna entre o que se diz e o que se faz, entre o que se é e o que se pretende ser. É a essência da falsa virtude e da dissimulação. Como você pode confiar no médico que diz para você parar de fumar quando o vê fumando quinze minutos depois no estacionamento? Como você pode confiar na médica que diz para você comer melhor e então vê-la empanturrando-se com um Big Mac e uma porção extra de batatas fritas? Como você pode confiar em alguém que segue o lema: "Faça o que eu digo, não o que eu faço?"

Se esse senhor não quisesse ser mantido nesse padrão, ele não deveria ter usado o traje de um M.D. Ele escolheu usar esse traje em um voo internacional de longa distância, com a plena expectativa de que todos o chamassem pelo título "Doutor" e não "Senhor", com todos os direitos e privilégios de tal designação distinta. No entanto, com esse título vem a obrigação de ser a pessoa que o conquistou, em vez de apenas um cara que se mistura ao fundo. Um médico, como pessoa aprendida, deve ser mantido em um padrão diferente, um padrão mais alto, como o Juiz, o General e o Senador.

O avental, o chapéu e o malho, a espada do Guardião e o bastão do Marechal, são todos símbolos de cada cargo respectivo, mas se feitos corretamente, a graça pessoal, habilidade e dignidade do homem agregarão um brilho e uma lustrosidade ao seu cargo. Com muita frequência, vemos alguém pegar esse símbolo para aumentar seu status pessoal, em vez de, ao contrário, usar seu mérito, equilíbrio e caráter para adicionar brilho ao seu cargo e trabalho.

Ver um Mestre Maçom experiente ou um maçom de longa data esquecendo a etiqueta básica ou, pior ainda, escolhendo ignorá-la porque é apenas sênior demais para ser vinculado por tais trivialidades pedestres é anátema à Maçonaria. Essa pessoa grita para o mundo e para quem estiver por perto para ouvir ou ver: "Sou melhor do que minha Loja, meu Venerável Mestre, meus Irmãos e meus amigos. As regras não se aplicam a mim." Isso, meus amigos, é uma lacuna particularmente perniciosa, com efeitos que corroem a confiança de todos aqueles que observam.

Existir dentro de nossa antiga e honrosa instituição é incrivelmente desafiador. Requer um nível de responsabilidade pessoal e introspecção bastante intenso, não por dias e semanas, mas por anos e décadas - por toda

 a vida. É mais do que um Livro de Ritual. É mais do que comparecer a reuniões da Loja, fazer graus, participar de eventos de caridade e passeios sociais, visitar Irmãos doentes ou aflitos, ou ficar em uma fila funerária de um Irmão. É uma forma de viver, um método que permeia os recessos mais íntimos para melhorar o seu Núcleo e forjar algo que a cada dia, esperançosamente, tenha uma lacuna a menos do que no dia anterior. É uma aplicação constante, atenta e diária do Esquadro, Nível, Prumo, Colher de Pedreiro, Malho e Paquímetro. Devemos ser cautelosos e deliberados em como agimos, falamos e ouvimos e como aqueles ao nosso redor nos percebem. Estamos agindo de maneira consistente com o que dizemos ou há uma lacuna vasta o suficiente para um caminhão passar, entre o que dizemos e o que fazemos?

Em nome da transparência total, não sou particularmente bom nisso, apesar dos esforços contínuos. No entanto, estou dolorosamente consciente de minhas falhas e, espero, após ver nosso médico errante, poderei eliminar apenas mais uma lacuna de minha personalidade em minha busca por me tornar apenas um pouco mais perfeito amanhã do que sou hoje.

Fonte: Revista da Maçonaria de Illinois



Postar um comentário

0 Comentários